Publicado em: 10/12/2020

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na data de hoje, em 1948.

Os Direitos Humanos podem ser definidos como direitos assegurados a todos os seres humanos, como o direito à vida, à liberdade, à dignidade, à defesa e à saúde, entre outros, independentemente de nacionalidade, sexo, etnia, religião, língua, opinião política ou qualquer outro critério desse tipo.

A decisão assume que somos todos iguais, e portanto temos direitos iguais e inalienáveis à dignidade, liberdade, justiça e à paz entre as nações. Por isso, hoje, homenageamos estes valores como uma forma de rememorar a consciência humana e a necessidade inerente de mantermos vivos estes princípios.

Os direitos humanos são uma importante ferramenta de proteção a qualquer cidadão no mundo, visam garantir a dignidade e a integridade da pessoa.

Em 30 artigos, o texto versa sobre liberdade e igualdade, condenam a tortura e a escravidão, além de tratar do direito à propriedade, da liberdade de crença, do direito à educação e cultura, ao trabalho e proteção social.

Dia Internacional dos Direitos Humanos